Nutrólogo

Sobre a especialidade e orientações.

Dr. Alvaro Vitor - nutrologia
Especialidade Médica que cuida, previne e trata as enfermidades nutricionais, como por exemplo a obesidade.

A obesidade é considerada uma doença crônica que exige tratamento e acompanhamento com controle. A combinação de cirurgia plástica com nutrologia favorece as pacientes com sobrepeso que desejam realizar cirurgia após emagrecimento.

Orientações Nutrológicas

Para conseguir emagrecer é necessário uma mudança de hábitos:

1 - Alimentação Regular;
2 – Selecionar Alimentos;
3 – Comer Devagar;
4 – Sentir Paladar;
5 – Evitar “Fast Food”;
6 – Atividade Física;
7 – Controle Emocional.

1 – Alimentação regular

Para um emagrecimento saudável ou até mesmo ter um ritmo de alimentação saudável é necessário se alimentar de 3 em 3 horas que é o primeiro passo da reeducação alimentar.

2 – Selecionar alimentos

Dietas da moda, de revistas, da internet e etc não funcionam a médio e longo prazo.
É Necessário uma dieta calculada, que é no caso de obesidade em intercorrências, mista hipocalórica; hipossódica para hipertensos; rica em resíduos para obstipados, etc.

3 – Comer devagar

É muito importante e reflete diretamente na digestão e metabolismo.
Comer rápido faz o estômago dilatar e trabalhar lentamente, diminuindo o metabolismo e armazenando gordura. Pode ser necessário reeducação mastigatória com fonoaudiólogo.

4 – Sentir o paladar

Quando se come devagar, sentindo o paladar, o estômago que esta com as paredes espessas trabalha rápido aumentando o metabolismo e queimando gordura.

5 – Evitar “Fast Food”

Esses alimentos são vilões em qualquer dieta e devem ser evitados ou ingeridos em pequenas quantidades, devido ao altíssimo valor calórico e gorduroso.
Não satisfaz por muito tempo, pois é pobre em fibras e nutrientes.

6 – Atividade fisica

Escolher uma atividade física que se adapte ao perfil e à necessidade pessoal, para que haja prazer no desempenho dessa atividade.
A atividade física faz bem para o corpo e para mente, melhora o condicionamento cardiovascular e previne osteoporose, além de ajudar a manter o equilíbrio do colesterol e triglicérides.
Produz sensação de bem estar e felicidade.
Pode necessitar de acompanhamento com profissional de educação física.

7 – Controle emocional

A Gordura é a maior defesa do organismo. Se houver qualquer estresse ( desequilíbrio físico ou emocional ), ocorrerá a utilização de nutrientes no organismo e preservará a gordura como estoque de sobrevivência.
Ansiedade, sintomas depressivos e alterações no comportamento alimentar estão associados com excesso de consumo alimentar, baixa auto-estima, sentimentos de culpa, arrependimento e não aceitação de si mesmo.
Pode necessitar acompanhamento psicológico ou psiquiátrico.

Back to Top